top of page

Bibliotequinha Livre

  • Equipe Mundo a Dois
  • 10 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

É interessante como algumas singelas homenagens podem ganhar grandes proporções. A história da Little Free Library (Bibliotequinha Livre) começou quando um homem chamado Todd Bol criou em 2009 na cidade de Hudson/Wisconsin/EUA uma caixa de madeira semelhante a uma caixa de correio, com portas de vidro e um pequeno telhado no formato de um livro aberto, para homenagear a sua mãe recém-falecida.

Biblio 03.jpg

Foto: BookRiot

Todd Bol encheu a caixa com os livros que já tinha lido e a colocou no gramado em frente à sua casa com uma placa que dizia “Little Free Library”, com o propósito óbvio de levar a leitura a quem livremente a deseja. A ideia se tornou tão bem aceita que hoje a Bibliotequinha Livre se tornou uma organização sem fins lucrativos que busca promover a troca de experiências literárias.

Ela começa com a construção de uma estrutura tipo caixa, do zero ou usando um dos projetos que são adquiridos no site da organização. Depois, é só carregar a biblioteca com livros para compartilhar com a comunidade, deixá-la em um local acessível ao público, perto de sua casa, e aproveitar a diversão de fornecer literatura a quem a deseja.

O funcionamento é no sistema de “pegue um livro, deixe um livro”, o que mantém sempre a biblioteca recheada de novidades. Além disso, justamente por ser pequena, é suscetível de ser utilizada por um número também pequeno de pessoas, facilitando o estreitamento das relações de amizade com leitores. Uma ótima maneira de se conectar com a comunidade e estabelecer bons assuntos com os vizinhos.

4_free-books-library.jpg

Foto: Rosalie Street

Desde janeiro de 2014 foram criadas mais de 15 mil Bibliotequinhas Livres em todo o mundo, em mais de 40 países, que podem ser rastreadas no site oficial do World Map. Inclusive, no Brasil já existem 3 em pleno funcionamento, nas cidades de Natal/RN, Salvador/BA e São Paulo/SP.

Como nem tudo são flores, alguns usuários e mantenedores têm se envolvido em controvérsias. Na cidade de Leawood/Kansas/EUA, a câmara municipal recebeu denúncias de vizinhos sob o argumento de que as bibliotecas seriam “estruturas independentes e ilegais” e ameaçou multar uma família caso a biblioteca não fosse removida. Já em Los Angeles/Califórnia/EUA, uma denúncia foi recebida sob o fundamento de que uma biblioteca estaria obstruindo a passagem de veículos de emergência. Essa ocorrência foi apurada e verificada inconsistente.

Biblio 02.jpg

Foto: Erik Holladay

Definitivamente a organização é bem intencionada e a disseminação da literatura é importante ao ponto de alcançar milhares de pessoas. Além disso, se existissem mais Bibliotequinhas Livres acessíveis a todos, nós certamente seríamos leitores mais assíduos e a literatura, assim como qualquer bom exemplo, pode salvar muitos jovens e adultos que não estejam no melhor momento de suas vidas.

 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes

© 2015 Mundo a Dois. Todos os direitos reservados.

bottom of page